O que faz um operador de caixa?

O operador de caixa á aquele que atua diretamente com o cliente na hora do pagamento
Compartilhe

É difícil parar para pensar sobre a importância das profissões, não é? Geralmente as atenções estão voltadas para as de maior destaque, como médico, advogado, juiz, entre outras. Profissões mais humildes são deixadas de lado. A de operador de caixa é uma delas.

Muitas vezes essa função é encarada como uma última opção e também destinada a aqueles que não tem estudos. Mas não é bem assim. O Senac, por exemplo, oferta em sua plataforma EAD um curso pago para aprender a exercer essa função.

O que é um operador de caixa?

O operador de caixa á aquele que atua diretamente com o cliente na hora do pagamento. Esse profissional é indispensável em, praticamente, todos os tipos de estabelecimento que precisam emitir nota fiscal pela venda de algum produto ou serviço.

Mas, afinal, o que faz um operador de caixa?

Basicamente, um operador de caixa cuida das saídas de produtos. Ou seja, é essa pessoa a responsável por receber e controlar os pagamentos dos itens ou serviços oferecidos.

Seu serviço envolve, geralmente, registrar os produtos a serem comprados; informar o valor total da compra ao cliente; dar o troco de maneira correta; verificar as notas, etc. Vale lembrar que, por envolver atendimento ao público, esse profissional deve demonstrar toda a sua simpatia. 

Além disso, como envolve comércio, é preciso que se tenha a agilidade para que seja um rápido atendimento; atenção, para que não haja maior probabilidade de acontecer algo errado durante o exercício da profissão; e simpatia, afinal a simpatia de um atendente pode mudar o dia de um cliente. 

A função de operador de caixa é simples?

Não. Na verdade, a função de um operador de caixa é mais complicada do que se pensa. E isso porque envolve pessoas. É preciso ser muito profissional para sorrir a todo o momento e não revidar se caso algum cliente agir com má educação. 

É necessário estar preparado para tudo, desde aquelas senhoras simpáticas, que adoram conversar enquanto passam as suas compras, à pessoas quietas que apenas querem passar os seus produtos, pagar e sair dali. 

Por mais que não seja nada convidativo lidar com pessoas que demonstram estar para poucos amigos, o ideal é ser simpático e manter a postura profissional.

O que é preciso para ser um operador de caixa?

Cada empresa apresenta suas próprias exigências para contratar um operador de caixa. No entanto, muita paciência e profissionalismo para lidar com os clientes, bem como equilíbrio e maturidade são grandes características de um operador de caixa.

Além disso, atenção e raciocínio lógico são outras qualidades bem-vindas a essa função. Afinal de contas, é preciso muito dos dois para lidar com o caixa e os clientes ao mesmo tempo. 

Outra característica muito requisitada tanto nessa quanto em outras profissões é a responsabilidade. Você precisa empenhar-se e mostrar que se importa com a empresa na qual está trabalhando.

Não obstante, um operador de caixa cuida do dinheiro. Quando acontece alguma divergência entre o valor do sistema e o valor do caixa, quem assume o prejuízo é o próprio profissional.

Por isso, tenha cuidado no momento de entregar os trocos, certo? 

Não há nada de errado em ser um operador de caixa!

Muito pelo contrário: Essa função é tão digna e importante quanto outras! 

Perceba que é impossível um comércio funcionar sem profissionais responsáveis por controlar o dinheiro. Não deixe que o preconceito de algumas pessoas faça com que não veja essa função como uma possível profissão para você!

Você também deseja trabalhar como operador de caixa? Que tal seguir lendo nossos artigos e deixar seus comentários? Ainda vamos conversar muito sobre a profissão! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *