Operador de caixa pode trabalhar em pé?

Não se preocupe, essa dúvida será esclarecida. No entanto, é preciso explicar um pouquinho sobre essa função tão importante e desvalorizada
Compartilhe

Certamente você já deve ter ouvido a pergunta: “um operador de caixa pode trabalhar em pé?” Não se preocupe, essa dúvida será esclarecida. No entanto, é preciso explicar um pouquinho sobre essa função tão importante e desvalorizada.

O operador de caixa é aquele profissional responsável pelo caixa. Além de registrar as compras, ele também é responsável pelo troco e, de forma indireta, pela prospecção de clientes. Afinal de contas, um atendimento final de qualidade convida os clientes a voltarem.

Onde trabalham os operadores de caixa? 

Esses profissionais podem ser encontrados em qualquer tipo de estabelecimento que trabalhe com venda de produtos e serviços. Você pode encontrá-los em farmácias, restaurantes, lojas e assim por diante.

Mas vamos à pergunta que não quer calar, certo?

O operador de caixa pode trabalhar em pé?

Sim, no entanto, é necessário que tenha regime de intervalo especial. Além disso, é necessário que o funcionário tenha a sua disposição bancos ou assentos para que possa usar nesses períodos.

Na jornada de um operador de caixa que exceder 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para descanso. Esse intervalo será de, no mínimo 1 hora e não poderá exceder 2 horas.

Mas tem um porém: segundo o Artigo 199, parágrafo único, CLT – quando for preciso trabalhar de pé, o funcionário deve ter a sua disposição um acento para que possa utilizar para um breve descanso durante as pausas que o trabalho permitir.

Essa informação é tão séria que há casos em que aqueles operadores de caixa que trabalhavam uma longa jornada de pé recorreram à justiça. Com isso, as empresas tiveram que pagar indenizações aos seus ex-funcionários. O site Uol noticiou uma dessas ações judiciais.

Trabalhar de pé por muito tempo faz mal?

Sim. Um funcionário que trabalha em pé tende a ficar cansado e, consequentemente com a postura incorreta.

A postura incorreta leva a fadiga postural. Sentir essa fadiga uma vez que outra não traz grandes danos a saúde. Contudo, quando ela começa a ser algo recorrente, pode causar sérios problemas. 

Além do mais, trabalhar de pé por longos períodos de tempo pode trazer alguns problemas vasculares, como varizes, e de articulação nas pernas. E ainda pode sobrecarregar os músculos e trazer a tendinite à tona.

O mais alarmante é que todas essas doenças são consideradas doenças ocupacionais. Ou seja, o operador de caixa será impedido de exercer a sua profissão.

O que fazer para trabalhar em pé?

Se você é um caixa operador ou outro tipo de profissional que trabalha em pé, é recomendado que tome algumas precauções. Veja algumas:

  • Tente trabalhar com o seu peso distribuído

Apesar da vontade de firmar todo o peso em uma perna para tentar diminuir o cansaço, não é aconselhável que você faça isso. Essa atitude pode prejudicar a sua postura.

  • Atente-se a sua postura

Cuide para não ficar curvado para o caixa. Tente controlar o seu corpo, mesmo com o cansaço. Lembre-se de sua postura.

  • Sente-se quando possível

Sempre que houver uma pausa, sente-se naquele assento que deve estar à sua disposição

Lembre-se de que é um direito seu e que está previsto na lei. 

É preciso muito cuidado ao trabalhar de pé

É possível que um operador de caixa trabalhe em pé, mas é necessário que o seu ambiente de trabalho esteja de acordo com a lei. Ou seja, aquele assento disponível e o intervalo de direito.

Trabalhar em pé é algo mais sério do que você pensava, não? Por isso, caso conheça alguém que exerça essa profissão em pé, mostre esse artigo para ele. E se é você quem trabalha dessa maneira, cuide-se e se atente aos seus direitos.